O Seminário Temático Internacional tem por finalidade a discussão de resultados de pesquisas obtidas por projetos coletivos que envolvem grupos sediados em 22 estados brasileiros, em diferentes universidades federais, estaduais, comunitárias e particulares que atuam em diferentes Programas de Pós-Graduação.
Dessa forma, o evento se destaca por dar visibilidade e possibilidade de amplo diálogo de trabalhos coletivos estabelecidos em rede nacional com pesquisadores de diversos Programas de pós-graduação com reverberações internacionais. Em específico, para o XXIII Seminário tem-se a temática “HISTÓRIAS TRANSNACIONAIS DA EDUCAÇÃO: produção, circulação e reapropriações de saberes”.
Desse modo, suas finalidades envolvem o debate e discussão dos resultados sobre a temática em termos da análise dos processos e dinâmicas constituintes da Matemática destinada ao ensino e à formação de professores, tendo em vista a contribuição de aportes vindos de novos estudos que permitem melhor compreender a produção, a circulação e a reapropriação de saberes.
Com uma programação científica de alto nível, diversos pesquisadores internacionais participam das atividades deste evento nas mesas temáticas e conferências.
São aceitas propostas de comunicação relativas aos diferentes níveis de ensino: fundamental, médio e superior. Estas propostas devem incluir-se nos seguintes eixos:
Eixo 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Este eixo receberá trabalhos que envolvam pesquisas sobre História da Matemática em seus diferentes temas e concepções teórico-metodológicas. Incluem-se, ainda, estudos sobre o uso didático dos resultados de pesquisa para o ensino e formação de professores.
Eixo 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Os trabalhos a serem recebidos neste eixo reúnem estudos que vêm sendo desenvolvidos no campo da Etnomatemática em diferentes perspectivas e concepções. Agrupam-se, ainda, pesquisas sobre a presença da Etnomatemática na sala de aula e na formação continuada de professores.
Eixo 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Neste eixo as pesquisas irão considerar diferentes temas como: estudos sobre história do saber profissional do professor, história do currículo de matemática, estudos sobre livros didáticos e diferentes materiais ligados ao cotidiano escolar tomados como fontes de pesquisa.
Contamos com a presença de todos, bem como com as submissões de comunicações/comentários para o evento.
Haverá sessões de comunicação/comentários em modo remoto. Todas as demais atividades previstas do XXIII Seminário Temático serão presenciais.
É muito importante que TODOS façam sua inscrição no Seminário Temático.
Comissão Organizadora 2025