SEXTA (25/04) 8h00 às 10h00
(1) – Fontes primárias e a abordagem transnacional: métodos, limites e possibilidades
Dra. Clarice Loureiro – UNIGE
Nas pesquisas em história da educação, tanto na Europa quanto na América Latina, a abordagem transnacional tem sido recomendada como uma estratégia metodológica para
evitar a simples justaposição de casos nacionais. O foco em redes internacionais e na circulação de modelos educativos permite uma análise que considere plenamente o global
na construção das instituições escolares e sistemas educativos. No entanto, como alerta Saunier (2006), adotar uma perspectiva transnacional exige superar desafios tais como
“conduzir pesquisas em diferentes línguas, se familiarizar com diferentes sistemas de arquivos, tradições e questões historiográficas” (p.126). Este minicurso propõe discutir esses
desafios e oferecer ferramentas para enfrentá-los. O trabalho se dará em dois momentos.
Inicialmente, abordaremos criticamente as principais dificuldades identificadas por historiadores que trabalham com a abordagem transnacional. Em seguida, apresentaremos
alguns arquivos históricos localizados na Europa e na América Latina, destacando as possibilidades de pesquisa com as fontes primárias disponíveis nos dois continentes.
Pretende-se levar o pesquisador a uma reflexão sobre o que é de fato realizar uma pesquisa transnacional, conscientizá-lo sobre os seus limites bem como instrumentalizá-los com
informações sobre os arquivos disponíveis, principalmente no continente europeu.
Referência
Saunier, P. Y. (2006) Going Transnational? News from down under: Transnational History Symposium, Canberra, Australian National University, September 2004. Historical
social research (Köln) 31.2 (116). 118–131. (link)
(2) – Educação Matemática e a numeração decimal: que resultados e por quais métodos?
Dra. Christine Chambris (Université Cergy-Pontoise / Laboratoire André Revuz / Inspé de Versailles)
Neste minicurso serão tratados os resultados sobre numeração decimal, tanto os presentes na tese (Chambris, 2008) como à metodologia que permitiu estabelecê-los no quadro da teoria antropológica da didática (Bosch, Gascon, & Trigueros, 2017). Também serão abordados os resultados subsequentes que lançam uma nova luz sobre estes antigos resultados (Chambris, 2014, 2022).
Intenta-se problematizar o que é um resultado no ensino da matemática (Bryk, 2017, Margolinas, 2005).
Referências
Bosch, M., Gascón, J., & Trigueros, M. (2017). Dialogue between theories interpreted as research praxeologies: The case of APOS and the ATD. Educational Studies in Mathematics, 95(1), 39–52. (link)
Bryk, A. S. (2017). Accélérer la manière dont nous apprenons à améliorer. Éducation et Didactique, 11(2), 11–29. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.2796
Chambris, C. (2008). Relations entre les grandeurs et les nombres dans les mathématiques de l’école primaire: Évolution de l’enseignement au cours du 20e siècle: Connaissances des élèves actuels [Université Paris Diderot (Paris 7)]. http://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00338665/en/
Chambris, C. (2014). Contribution à propos de la numération décimale. In Conseil supérieur des programmes (Ed.), Contribution aux travaux des groupes d’élaboration des projets de programmes C 2, C3 et C4. Eduscol.
Chambris, C. (2022). Transparence des savoirs dans l’enseignement et l’apprentissage de l’arithmétique scolaire, raisonnements multiplicatifs. Apports d’une perspective mathématique sur les grandeurs et les unités. [Habilitation à diriger des recherches]. CY Cergy Paris Université.
Margolinas, C. (2005). Essai de généalogie en didactique des mathématiques. Revue suisse des sciences de l’éducation, 27(3), 343–360. https://doi.org/10.25656/01:4128
Os minicursos serão presenciais e ocorrerão nas salas do prédio UNIFESP/Baixada Santista – Edifício Acadêmico II
Rua Dr. Carvalho de Mendonça 144, Encruzilhada, Santos, SP, 11070-100
Clique aqui para inscrição no minicurso (aberto de 07/04/2025 a 11/04/2025)